terça-feira, 20 de abril de 2010

Comentário e dúvida

No dia do seminário nossa colega Gabriela Gomes das Neves, do grupo "Rivalidade no Futebol", nos enviou o seguinte:

"Hoje sabemos que a boa parte dos alunos de universidades públicas fizeram o Ensino Médio em escolas particulares ou fizeram algum cursinho preparatório pago. Dificilmente alunos de escolas públicas ingressam facilmente em universidades não pagas, se não levarmos em conta as cotas. Vemos então que o problema está na base dos alunos e seu ensino. Será então que o melhor seria investir nas bases educacionais das criancas em escolas públicas do que depois tapar o Sol com a peneira e criar programas de cotas? Qual a opinião do grupo sobre essa questão?"

Vou colocar minha opinião aqui e os outros responderão a seguir nos comentários.

Deixa eu ver se entendi... Pensando em um mundo ideal, onde as escolas públicas seriam excelentes, assim não precisaria existir cotas. É isso? Eu acho que seria ótimo! Assim ninguém poderia ter a desculpa de não poder cursar uma escola de qualidade (ou fazer cursinho pago), e consequentemente não poder competir com o outro nível (bem superior) dos outros vestibulandos. Apesar de eu ser bem esperançosa, acho que isso está muuuuuito difícil de acontecer, pelo menos por enquanto, no Brasil. AH, essa é a situação da Dinamarca, postagem anterior que eu fiz aqui, escola pública de qualidade! Agora vou parar de sonhar e deixar pro povo comentar =)

Beijos!

2 comentários:

  1. Com certeza seria ótimo. As chances da aprovação no vestibular seriam igual para todos, o que faria com que a taxa da elitização diminuisse, dando acesso a população mais pobre ao ensino ensino publico superior. Por enquanto isso é somente um sonho, mas quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  2. Exatamente como disse, hj o que acontece é tapar o Sol com a peneira, utilizando o sistema de cotas. As deficiências do ensino público tentam ser amenizadas ao acharem que toda a população é capaz de fazer parte de um ensino superior público.(radical a frase, elitista sim, mas é a minha verdade)
    Temos que levar em conta a fraqueza que vem de traz, logo esses alunos cotistas nem sempre conseguem prosseguir com os estudos, ou por dificuldades de acompanhar o ensino, ou até mesmo a dificuldade de se manter, mesmo havendo programas de bolsa auxílio. Portanto, a melhor maneira de igualdade perante ao ensino é sim a melhoria do ensino básico até o superior. Estando todos no mesmo patamar, ai sim podem enfrentar uma mesma prova e testar quem decorou mais ou não( hahahaa). Mas isso é algo de se pensar, e até mesmo como foi mostrado na apresentação: " o investimento na educação trará retorno a longo prazo!" Mudanças são necessárias sim. Mas enquanto isso não ocorre totalmente, temos que tomar um atitude, seja ela qual for. Esse então é o objetivo do nosso projeto. Encontrar uma 'solução' para esse problema, ainda que seja um mini-projeto blog mostrando o que ocorre, ou ainda um video ilustrativo, ou mais, um projeto de inserção social.

    ResponderExcluir