terça-feira, 27 de abril de 2010

Perfil geral do vestibulando VUNESP A UFABC

Mais jovem;
Da capital;
Solteiro;
Branco;
Mora com os pais;
Renda crescente;
Com computador e conexão de banda larga;
Oriundo do ensino médio privado de período diurno.

Conclusão da pesquisa socioecoenomica apresentada ao CONSEP pelo professor Zimerman.

A estrela do Sisu, artigo de Sidney Jard da Silva e Artur Zimerman

"[...]A discussão sobre as condições de implantação da universidade tem passado ao largo da avaliação que o corpo discente faz da instituição. O presente artigo, baseado em pesquisa realizada em setembro de 2009, com 2.599 alunos (99% dos matriculados), tem como objetivo apresentar o perfil sócio-econômico e a opinião dos estudantes da UFABC sobre a qualidade de ensino, a capacitação docente e as condições de aprendizagem na universidade.

Criada em julho de 2005, a UFABC recebeu seus primeiros estudantes em setembro de 2006, sob forte crítica de setores da mídia que questionavam a decisão de iniciar suas atividades em instalações provisórias. A maioria absoluta do corpo discente da universidade é formada por jovens entre 17 e 24 anos (87%), solteiros (94%), do sexo masculino (70%), sem filhos (97%). Os que se auto-declaram brancos representam 73% dos alunos, pardos 15%, de ascendência oriental 9%, negros 2% e indígenas 1%.

A grande maioria dos estudantes reside com seus familiares (72%) e depende do auxílio financeiro dos pais (60%); 75% apresentam renda familiar per capita de até três salários mínimos, 25% têm atividade remunerada não-acadêmica e 23% recebem bolsa-auxílio da instituição. Paulistas e paulistanos perfazem a grande maioria do corpo discente; destes, 60% residem no Grande ABC e 34% na cidade de São Paulo.[...]"

vide integra em http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=69961

Nenhum comentário:

Postar um comentário