segunda-feira, 5 de abril de 2010

Educação Brasileira .... Está bom Realmente ?

Um breve resumo de nossa Educação no Brasil:

Ano de 1960. O que estava ocorrendo nessa época ??
- Políticas de incentivo a educação começavam a surgir nesse momento.

Mas como ??

Uma das Idéias na época seria privatizar o setor educacional no País, com a intenção de se obter melhores resultados na educação.
Quanto a isso, tudo bem, até porque não deixa de ser uma política de incentivo ao setor deficitário.
O problema foi que, no decorrer dos anos, dados passaram a mostrar que tal política não teria dado tanto resultado como se esperava, pois quando se trata de privatização, vale lembrar que isso é repassado ao consumidor (estudantes) na forma monetária. É nesse momento que a elitização da educação no Brasil começa a se atenuar, pois quem passa a ter acesso a educação são os que possuem condições financeiras de bancar com os valores requeridos pela instituição.

Atualmente . O que se pode ver dos políticos em relação ao assunto ?
- vejamos, de uns anos pra cá, novas políticas de incentivo ao estudante passam a ser criadas.
Quais seriam essas políticas ?
-Criação de novas Instituições públicas
-Criação de Bolsas
-Criação de quotas para Negros, índios, e estudantes do ensino médio em escola públicas.

Seriam Políticas bem sucedidas ?
- Dados mostram que não, pois alunos que não tiveram base no ensino médio acabam abandonando sua vaga devido a dificuldades de aprendizado ou falta de conhecimento prévio. Alunos de baixa renda não conseguem se manter em cidades de grande porte, já que isso gera muitos custos.

Por esses e vários outros motivos, fica evidente que as políticas adotadas em nosso país não são bem sucedidas, deixando assim falhas no setor, e atenuando ainda mais a questão do perfil dos estudantes nas grandes universidades deste país.


Felipe .....

Um comentário:

  1. Antigamente, a elitização acredito que era maior nas instituições privadas. Hoje está nas privadas e públicas.
    Algumas instituições publicas possuem o sistema de bolsa, que servem para auxiliar alunos que não tem condições de se manter fora da moradia dos pais, entretanto, o acesso as universidades publica está cada vez mais dificil. A concorrencia aumenta a cada ano e o nivel do alunos que disputam a vaga tambem. Os privilegiados são aqueles que podem ou puderam fazer uma boa preparação para o vestibular. Para isso é necessário desembolsar uma boa mensalidade, e isso, só a tal elite consegue, aumentando a tendencia da elitização.
    A criação de cotas, não ajuda muito, pois aquele aluno que saiu do ensino médio, que nunca estudou muito, entra em uma universidade, onde as coisas não são tão faceis como era. Isso é uma das causas da evasão tão comentada.

    ResponderExcluir