terça-feira, 6 de abril de 2010

Novas universidades federais, problemas velhos.

Axei boa essa matéria da Veja, na revista está mais completa, mas aqui no site tem alguns comentários também.
Esta reportagem fala evasão nas universidades federais, e a UFABC está no meio delas.


Igor Rando

4 comentários:

  1. boa se num tivesse algumas mentiras, néé ^^"
    whateever...

    vim contar um 'causo' que me fez lembrar do tema de vocês.

    tava andando no centro de são bernardo, daí veio aquelas meninas que fazem propaganda de cursos. dai ela chegou falando do curso de cabelereiro lá, mimimimi, eu com toda a paciê ncia do mundo falei que num rolava porque eu estudava. ai ela perguntou o q eu fazia e taals. disse engenharia (claro, eu num ia passra meia hora explicando o que era bacharelado em ciência e tecnologia, néé? HAHAHAHHA). ai ela perguntou se eu trabalhava ou meus pais pagavam. corrigi e falei que estudava em faculdade pública, então num tinha que pagar.
    'como assim faculdade pública?'
    expliquei que era só prestar uma prova mais dificilzinha e entra na faculdade, ai num paga, igual escola estadual de ensino fundamental e médio.
    cara da mulher: ':O' 'não sabia que tinha isso nãão'
    fiz a mesma cara que ela, mas pelo fato de ela não saber. HUISAHUSHAUHAUI
    ai fiquei pensando, caraca, ainda tem gente no mundo que não sabe que existe faculdades públicas. não me espantaria se ela falasse que não conhecia a UFABC, mas falar que não sabia da existência do ensino superior gratuito pra mim foi beeeem assustador.

    beeeijos, elitização **:

    ResponderExcluir
  2. puuuuutz bota assustador nisso heim...
    Mas não podemos esquecer dos desinformados. se é que podemos chamá-la assim.

    ResponderExcluir
  3. Também quero contar uma historinha!!! =D
    Eu estudava no SESI (melhor do que as públicas mas pior que as particulares) de Cubatão no ensino fundamental, lá a maior parte dos estudantes eram de origem humilde.
    Até a minha 8ª série eu nem sabia direito o que era ensino superior, o pouco que eu sabia era porque minha mãe estava cursando a USP na época.
    Talvez porque eu ainda estava no ensino fundamental, e a faculdade só se torna uma urgência no ensino médio, mas as pessoas com quem eu convivia sempre falavam em terminar o ensino médio e começar a trabalhar ou coisa assim. Estranhamente, quando você perguntava com o que eles iriam trabalhar, eles sempre respondiam profissões que exigem o curso universitário.
    Quando eu entrei no ensino médio, eu consegui bolsa em uma escola particular. No momento em que eu entrei na sala o universo era totalmente diferente! Não se falava em outra coisa que não fosse o vestibular! Eu fui aprender os nomes das universidades públicas e as particulares lá, eu fui descobrir que faculdades eram boas lá.
    Muitos dos meus amigos acabaram indo para uma escola pública bem ruinzinha, lá só se ensinava o básico do conteúdo para o ensino médio, que nós sabemos que não é o que mais cai no vestibular, e os professores faltavam com frequência. Alguns dos amigos que eu mantive contato me disseram que lá todo mundo pensa em arrumar um trabalho e só. Pouquíssimos pensam em entrar em faculdades, e quando pensam, visam as particulares mais fáceis de entrar.
    Todos os amigos que eu conheço que estão hoje em uma universidade pública estudaram em escolas particulares (pelo menos no ensino médio), os poucos amigos de escolas públicas que estão fazendo o superior estão em escolas particulares de pouca fama, apenas três ou quatro deles, que estudaram em escolas federais durante o ensino médio, entraram em universidades públicas.
    Outra coisa interessante é que é mais fácil manter contato com quem tem a mesma meta que você... Eu mantive mais contato com as pessoas da escola federal do que as de estadual ou municipal... A gente não tinha muita conversa que não fosse o vestibular, ainda mais por não conviver mais o tempo todo...
    Dá pra ver a influência que a instituição de ensino tem sobre os alunos. Se as publicas também focassem no vestibular, mais alunos iriam querer fazer o vestibular, e mesmo os que não quisessem iam ter um grande conhecimento útil para concursos e coisas assim.
    O maior causador da elitização é esse em minha opinião.

    E é isso ai. =D

    ResponderExcluir
  4. Mandy... Eu tenho até vergonha de saber dessas coisas!!! =x

    Nathalie...
    É exatamente assim mesmo! Cada lugar que a gente frequenta tem tipos diferentes de pessoas que tem objetivos diferentes na vida.
    Eu pude observar isso estudando no ETIP, escola aqui de Santo André perto da UFABC, até a oitava série; depois fazer o ensino médio na Fundação Santo Adnré (mais séria, focada) e depois fazer o cursinho no Etapa.
    E conheci sempre um tipo de pessoa em cada um desses 3 lugares.

    O interessante (ou triste) é que já vai dar pra sacar como vai ser o futuro de uma pessoa só pelos objetivos que ela tem né?

    ResponderExcluir