quarta-feira, 24 de março de 2010

É hora de trabalhar!

A partir da enquete realizada pelo nosso colega Lucas percebemos claramente a divisão de partidos, de grupos daqueles que frequentam universidade, seja ela pública ou privada.
Daí podemos tirar nossas conclusões, claramente vemos a divisão de partidos, o surgimento de sub-grupos devido a renda economica.
Podemos tratar isso mais a fundo aqui no blog. Identificando o que gera esse status e o surgimento desses partidos. Se é uma questão de gênero, etnia (aspectos culturais), geração...Também podemos falar da estratificação social, ou seja, a divisão da sociedade em camadas que marcam posições desiguais. Levando em conta o preconceito que aqueles que estão de fora dessa determinada camada social sofrem ao tentar de inserir nesse mesmo meio.
Devemos tratar também de indentidade: aquilo que chamamos de esquizofrenia e subjetividade. Dai então entra a complexidade do nosso trabalho. Depois do momento inicial de pesquisa, agora devemos nos focar nisso e levantar pontos de cada uma desses tópicos citados acima.
Além disso devemos nos atentar a cultura, no que diz respeito aos significados. O que é importante para um certo grupo de uma determinada cultura, para outro pode não ser a prioridade, e então temos que sacar isso para não conflitar com os pensamentos. Muitas vezes estamos fazendo uma pesquisa de um determinado grupo, sem ao menos saber qual a cultura deles. Mas creio que não venha ao caso isso. Ou vcs acham que temos no Brasil alguma cultura diferente, que não tenha como foco uma universidade pública de qualidade para obter conhecimento na graduação? Vamos analisar os diferentes grupos sociais então.

Pessoal, vamos nessa, quero ver comentarios de todos quanto a isso ok?
O nosso próximo passo agora é explorar os grupos que vamos discutir. Vamos invadir o blog do preconcentury e dar uma olhada no projeto deles, afinal deve ser um debate e tanto. Deem uma olhada no post que fala de cotas raciais. É uma boa pra gente bater de frente com eles.

Um comentário:

  1. Acredito que a maioria dos estudantes que cursam o ensino médio, sonham em um dia cursar uma universidade pública de boa qualidade, mas existem as excessões. Esses, muitos da tal elite, não fazem o mínimo esforço de estudar no ensino médio, pois sabem que se não forem aprovados no vestibular, seus pais poderão pagar um cursinho ou até mesmo uma faculdade particular.

    ResponderExcluir