terça-feira, 23 de março de 2010

Pesquisa Anônima - Fórum Outerspace

Olá a todos.

Visando um panorama uma pouco mais abrangente, decidi fazer uma enquete em um dos fórums de discussão que costumo frequentar sobre o tema que é discutido aqui no blog, que é a elitização do ensino superior. A abordagem girou em torno de como as pessoas, sendo de instituições privadas ou públicas, se mantem na universidade.

Foi feita uma enquete com a pergunta Estuda em qual instituição de ensino? / Como você se mantem na faculdade? contendo 6 itens, sendo eles:

- Pública / Bolsas Auxilio ou Trabalhando
- Pública / Auxílio dos pais
- Pública / Outro (se puder, justifique)
- Privada / Bolsas Auxilio ou Trabalhando
- Privada / Auxílio dos pais
- Privada / Outro (se puder, justifique)

Fora a enquete eu pedi para que o pessoal deixasse mais detalhes sobre suas estadias na faculdade e, aos que optaram por escolas particulares, se houve algum empecílho na escolha da instituição de ensino superior

No total 21 pessoas votaram na enquete em um período de 2 dias, um número de amostragem baixíssimo, porém de uma certa relevância devido as conclusões que podem ser feitas a partir desses dados e previsível já que os tópicos por lá desaparecem da vista dos usuários muito facilmente.

O gráfico abaixo mostra a distibuição dos votos dos participantes da enquete:


Alguns usuários também contribuíram "verbalmente", respondendo ao tópico em si. A maioria só reforçou o que votou na enquete, porém temos algumas exceções. Vale ressaltar que manterei a anonimidade dos mesmos por questões de ética, apesar de um fórum de internet ser extremamente anônimo, mas ainda sim a preservarei.

Comentários sobre a pergunta da enquete:
"Eu estudei em faculdade privada e paguei por isso trabalhando. Não estudei em pública pois os horários te impedem de trabalhar.", Anônimo 1.

"Faço uma pública sou mantido pela mesada da minha mãe.", Anônimo 2.

"Minha faculdade quem paga é meu pai e me mantenho com auxílio", Anônimo 3.

"Estudo em universidade estadual e me mantenho com ajuda dos meus pais.", Anônimo 4.

"Privada pelos pais, nao fiz mais pelos meus pais que querem que eu fique na atual mesmo, mas pretendo ainda faze cursinho pra tentar entrar na federal..", Anônimo 5.

"Privada / Auxílio dos pais", Anônimo 6.

"Estudo em faculdade privada, meus pais que pagam, escolhi pela facilidade de continuar morando com eles.", Anônimo 7.

Analisando o gráfico e as opinões das pessoas fica bastante evidente que a elitização não é um evento presente somente nas universidades públicas, mas inclui também as instituições privadas, muitos dos usuários ainda são mantidos pelos pais e continuarão sendo até o término de suas graduações, mesmo depois de atingirem maioridade.

Um dos comentários mais pertinentes, feito pelo Anônimo 1, revela que o fator trabalho (e consequentemente dinheiro) é muito importante na escolha e que talvez incentivos diretos do governo facilitariam muito a entrada desses sujeitos em instituições públicas, mas por receio de perder a estabilidade financeira (já que se sustentam) e sem apoio suficiente de parentes fica difícil arriscar alguma coisa.

Por fim, a pesquisa mostrou o que muitos dos posts anteriores aqui do blog relataram, uma elitização do ensino superior público, do privado e que fatores como renda, localidade e mesmo vontade dos pais em relação aos filhos exercem uma influência grande na escolha da melhor universidade. E sim, mesmo que em mínima escala já que a dimensão da pesquisa não foi grande, ainda mostra que a elite (assim denominada) exerce grande influência nas estatisticas em relação aos graduandos de universidades públicas ou privadas brasileiras.

-------

Agradeço aos usuários que contribuíram à pesquisa e que fizeram possível as conclusões feitas nesse post.
Fonte: Fórum Outerspace

Um comentário:

  1. Tinah comentado já, mas acho q nao foi.

    Mto boa a pesquisa Lucas, mandou bem.

    Apesar de ter poucas fontes pesquisadas percebe-se a padronização dos que frequentam a universidade. Dê uma olhada no meu post acima e vamos debater isso ai..

    ResponderExcluir