segunda-feira, 15 de março de 2010

Ingresso nas Universidades

"O Governo, por medida provisória, editou o PROUNI — Programa Universidade para Todos. Esse nome, Sr. Presidente, está incorreto, porque a universidade não é para todos. Temos, sim, no Brasil, uma trágica realidade, ou seja, apenas nove em cada 100 jovens, na idade própria, de 18 a 24 anos, cursam o ensino superior e ainda, somente três freqüentam universidades públicas."

Essas são palavras do deputado federal Ivan Valente.

Resta agora saber porque esses dados vem se confirmando em nosso país com mais frequência e volume nos notíciários.
Seria a concorrência que existe nas melhores universidades do País ? Em relação a esse assunto, pode-se dizer que há uma certa dificuldade do aluno com baixa renda ocupar uma das vagas desses cursos concorridos, pois o ingresso dependeria de um certo preparo antes do ingresso na universidade, e sabendo que esse preparo gera um certo custo, fica ai um motivo da dificuldade e confirmação da questão da educação no Brasil.

Outra questão que vale apena ser frisada em relação ao assunto, seria a questão da permanência desses alunos de baixa renda dentro dessas universidades, já que no caso de alunos migrantes isso gera gastos e muitos gastos.

Fica aí algumas questões e comentários sobre o tema .
Vamos comentar pessoal !

Grato

Felipe Passoto Teixeira Felix.

Um comentário:

  1. Na minha opnião o PROUNI resolve o problema de quem já esta na faixa etária universitária. Mas o problema só será resolvido quando o governo finalmente resolver investir na base da educação. Porque na minha opnião "galho que nasce torto, (quase) nunca se endireita"..

    Beijinhus*

    ResponderExcluir