domingo, 21 de março de 2010

Evasão no ensino superior

" Má escolha é a maior causa da evasão "

Segundo essa reportagem da Folha, um pouco antiga porém ainda consistente com a realidade atual, foi feita uma pesquisa com alunos da USP, mostrando que quase metade dos alunos que desistem de seus cursos de gradução pois tiveram problemas na escolha do curso.

[...] Por pressões dos pais, por falta de informação sobre a faculdade ou sobre o mercado, 44,5% dos alunos acabam abandonando o que era seu sonho de realização profissional e se tornou a opção errada.

Outros 30,7% desistem por não gostarem da estrutura do curso que ingressaram. Depois, seguem os insatisfeitos com o mercado de trabalho e com a profissão, que somam 13,4%. Os que desanimam por razões pessoais --como problemas familiares, financeiros, afetivos-- são 10,5%. Menos de 1% é motivado a largar a faculdade por não se adaptar à cidade em que ela se localiza.[...]


Segundo a professora Yvette Piha Lehman, autora da pesquisa que defendeu como tese de livre docência, uma alternativa para as universidades evitarem o abandono é oferecer atendimento e orientação profissional.

Realmente quando a desistência acontece no início do curso, está relacionada diretamente à escolha. Os outros motivos são a dificuldade de se adaptar às exigências e aos professores e à mudança do ensino médio para o superior.
E uma boa maneira e quase certa de ajudar neste caso é a orientação profissional e vocacional.

Fonte: Folha educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário