domingo, 21 de março de 2010

Reflexões

Boa noite!

Esse assunto é muito polêmico, mas acredito que pra apenas aquelas pessoas que sonham com a vida em universidade pública! Realmente, é muito fácil de se perceber que na nossa universidade tem poucas pessoas de baixíssima renda. A faculdade é pública, mas uma grande parte dos discentes tem grana! Como já foi dito aqui, isso é porque para ingressar nessas instituições é necessário um preparo muito grande, o que já exclui a possibilidade de ter um emprego. Tem que se dedicar 100% aos estudos. E detalhe: Quando o indivíduo finalmente consegue entrar na tão sonhada universidade pública, ele pensa "Agora vou voltar a ter uma vida decente, sociável!", mas o que foi vivido foi apenas a ponta do iceberg! Depois que se consegue entrar na faculdade, o trabalho e esforço só cresce. Acho que a gente pode refletir observando aqui dentro da UFABC mesmo, e eu tenho certeza que isso acontece nas outras instituições públicas daqui de SP também.

Eu percebo que de dia, o estacionamento da Santa Adélia tem muito mais carros bonitos, mais novos, mais caros; e de noite essa situação já não é assim, o número de carros populares aumenta. O número total de carros sempre é grande durante todo o dia, mas por razões diferentes: Os estudantes do diurno chegam de carro as 8h, estudam e no máximo as 18h já vão embora para casa. A maioria vai embora antes. Já os do noturno chegam do trabalho na UFABC por volta das 18h e vão embora as 23h. Estou falando do geral, da maioria de pessoas que conheço que são do diurno e não trabalham e que são do noturno e trabalham.

Tem um colega que estudou comigo e com o Felipe que é mais velho. Ele trabalha, estuda na UFABC e é casado! Só não sei se tem filhos. Eu fico imaginando... Minha única obrigação é ir bem nos estudos e isso já não é fácil para mim, imagina pra ele que tem que ir bem na UFABC, no trabalho e ainda cuidar da família... Ele nos contou que dorme muito pouco, por volta de 3 horas por noite! Essa é a vida de quem não tem a sorte de não ter que trabalhar! Este é só mais um exemplo que afirma a ideia de que existe mesmo uma elite no ensino público!!!

Agora é a vez de vocês, nossa mais rica pesquisa é olhando ao nosso redor mesmo, como foi dito por um colega da nossa turma. Falem das coisas que vcs observam na UFABC que separam (ou incluem) pessoas nessa elite!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário